GESTÃO DO TEMPO – UMA SÍTENSE INTRODUTÓRIA

Profa. Dra. Christiane Novo Barbato[1]


Você já imaginou se todas as pessoas que estão empregadas, ou têm uma ocupação, pudessem trabalhar apenas quatro horas e descansar ou se divertir no restante do tempo diário?


Certamente, nos sentiríamos menos exaustos e haveria menos pessoas desempregadas, não é mesmo?

Essa foi a ideia de Bertrand Russell que, em seu livro “Elogio ao Ócio”, de 1935, defendia que com o avanço da tecnologia, as pessoas poderiam trabalhar menos e, com mais tempo livre, sentiriam mais alegria em viver.

Infelizmente, não foi o que que aconteceu entre o ano em que Russel fez essa apologia e hoje, e não parece que isso ocorra em um futuro próximo. Ao contrário, as pessoas estão cada vez trabalhando mais horas e com maior intensidade. A era da informação, em que vivemos, trouxe grande acúmulo de trabalho, de pressão, de cobranças aos profissionais das mais diversas áreas, e esse contexto tem se agravado durante a Pandemia que enfrentamos atualmente.


Além desses fatores, a enxurrada de informações que nos invade cotidianamente deu início ao que se chama de síndrome do excesso de informação, com diversas consequências nefastas à saúde humana.

Se você se sente pressionado(a), esgotado(a), se acredita que o tempo de que dispõe não é suficiente para dar conta de tudo o que tem que desempenhar durante o dia, se tem a impressão de que está sempre devendo alguma coisa, quer para o serviço, para a família, para seu lazer, para a manutenção da sua saúde, ou para seu aprimoramento pessoal ou profissional, saiba que você não está sozinho(a). O Brasil é o país com maior índice de pessoas ansiosas (9,3% da população) e 86% dos brasileiros sofrem de depressão ou ansiedade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2019).[2]


Mas, como enfrentar essa realidade?

Entre outras muitas medidas e iniciativas, entendemos que uma boa gestão do tempo pode auxiliar as pessoas a melhorar a qualidade de vida. Isso porque as técnicas da gestão do tempo incluem mecanismos e ferramentas que podem contribuir para que você consiga administrar seu tempo e, consequentemente, produza mais e melhor e se sinta menos pressionado(a), angustiado(a) e estressado(a).


Algumas dicas e ferramentas para gestão do tempo

Quando você consegue controlar seu tempo, sua produtividade aumenta e seu tempo livre também, diminuindo o estresse que você sente ao ficar com a impressão de que trabalhou o dia todo e não deu conta de terminar o que precisava.


Uma das dicas para que você gerencie seu tempo, é que você desenvolva ou aprimore a capacidade de dizer não. Quem tem dificuldade em negar o que lhe é pedido, acaba assumindo tarefas que não são suas e que vão atrapalhar aquelas realmente necessárias.


A outra dica bastante importante é que você, ao realizar cada tarefa, procure se concentrar nela, evitando se distrair com barulhos, conversas, mensagens, músicas, ou com qualquer outro fator que possa roubar sua atenção. Isso faz com que você finalize a tarefa mais rapidamente e possa aproveitar o tempo restante para se distrair. Muitas vezes, ao retomar a execução das tarefas, temos que nos esforçar para retornar ao ponto onde paramos, o que causa perda de tempo e estresse mental.


Uma das ferramentas para gerir o tempo é a Matriz de Administração do Tempo, de Stephen Covey, na qual se diferencia cada tarefa segundo sua urgência e segundo sua importância, de modo que se possa também identificar aquelas atividades que desperdiçam nosso tempo e devem ser descartadas.

O uso dessa matriz permite que você distinga o que é importante e urgente, o que é importante, mas não é urgente, não é importante, mas é urgente e o que não é nem importante e nem urgente.





Fonte: https://www.revistasim.com.br/sem-categoria/gerenciamento-do-tempo/


Outras ferramentas para a gestão do tempo são: lista mestra, agenda, lista de lembretes. Há muito mais o que se falar sobre gestão do tempo. Então...


SE VOCÊ QUER SABER MAIS SOBRE COMO GERIR EFICAZMENTE SEU TEMPO...

Participe da live Gestão do Tempo: aprenda a ter foco e seja mais produtivo - 3º Simpósio Pós Graduação UniEDUK-, que será um evento on-line, via Youtube, que acontecerá no dia 21 de junho de 2021, das 19h às 20h50. Profissionais renomados estarão presentes para debater sobre o tema e auxiliar os participantes na gestão do seu tempo e, em última análise, a ter uma melhor qualidade de vida, neste complexo e estressante cenário em que vivemos.


[1] Coordenadora de Cursos de Pós-graduação Unieduk, em parceria com a Práxis Educacional, graduada em Matemática, com formação em líder Coach e Coaching para formadores, especialista em Administração e Marketing e em Gestão de Pessoas, mestre em Ensino e doutora em Educação. [2] Pesquisa mostra que 86% dos brasileiros têm algum transtorno mental. Associação Nacional de Medicina do Trabalho (https://www.anamt.org.br/portal/2019/08/01/pesquisa-mostra-que-86-dos-brasileiros-tem-algum-transtorno-mental/)

Posts Em Destaque