Qual a importância do Marketing em Tempos de Crise?
Em momentos de crise, como o que estamos vivenciando, surgem dúvidas relacionadas a investir em marketing ou poupar recursos.
De uma certeza não podemos abrir mão: o cliente é o centro de qualquer atividade comercial ou industrial. Apenas sua presença pode garantir a manutenção e crescimento do negócio.
Muitas vezes as empresas, por medo e insegurança, acabam por focar em redução de custos na estrutura interna e deixam de investir no cliente externo.
Sem foco em ações estratégicas de marketing a empresa perde ainda a sua competitividade e consequentemente passa a perder clientes, já fidelizados, aos seus concorrentes.
Nesse contexto, surge como uma das soluções possíveis, o Marketing de Relacionamento.
O Marketing de Relacionamento é um conjunto de estratégias e táticas que visam criar uma relação continua e saudável entre o cliente e a empresa. O foco principal da empresa deve ser promover os diferenciais perceptíveis para que o cliente permaneça com interesse em se manter fiel à marca consumida.
Algumas dicas para estruturar o Marketing de Relacionamento na sua empresa:
1. Investir em treinamentos para a equipe de colaboradores, aumentando o seu engajamento e o "amor" pela marca;
2. Dispor sistema de base de dados, manter um o histórico de vendas e dos seus perfis de compras do cliente;

3. Criar canais para que o cliente possa se comunicar com facilidade : Redes Sociais, SMS, Whatsapp, Chat ou e-mails;
4. Valorize o Feedback dos seus clientes e dos seus colaboradores, crie processos internos para recolher feedbacks constantemente;
5. Segmentar os clientes por seus perfis e atendê-los de personalizada;
6. Desenvolver ações de incentivo e retorno para o cliente como: cartões fidelidade e promoções em datas comemorativas com descontos especiais;
7. Utilize pesquisas de satisfação.
Marketing não é gasto, mas sim investimento, aprenda mais sobre essa ferramenta poderosa e obtenha melhores resultados em 2018.
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